É o ponto final na temporada 12 do Mundial de Resistência (WEC). No Bahrain, no circuito Sakhir, corrida de 8 Horas decide os campeões entre Construtores e Pilotos na categoria mais importante do campeonato (Hypercar). Na ronda 8 de época que teve seis vencedores nas primeiras sete etapas, Porsche, com a Penske Motorsport, e Kévin Estre, André Lotterer e Laurens Vanthoor, o trio de pilotos do 963 número 6, são os favoritos aos títulos.

A 12.ª temporada do Mundial de Resistência (WEC) termina este sábado, com as 8 Horas do Bahrain, corrida com arranque marcado para as 14h00 locais (11h00 em Portugal Continental). Este campeonato teve início a 2 de março, curiosamente na mesma região (Lusail, Catar), com triunfo de Kévin Estre, André Lotterer e Laurens Vanthoor, num 963 da Porsche, marca alemã representada nesta competição pela Penske Motorsport, os favoritos aos dois títulos por atribuir, ambos na categoria de topo (Hypercar).
O WEC-2024 viaja até ao Catar após mais de 11.000 km de competição em quatro continentes. O Circuito Internacional do Bahrein (BIC), em Lusail, tem histórico no Mundial, recebendo-o pela 13.ª vez. Nas 12 visitas anteriores, entre as corridas de 6 Horas ou 8 Horas, nove vitórias da Toyota, a marca pentacampeã em título, duas da Audi e uma Porsche, muitas “batalhas” entusiasmantes e duas mãos cheias de momentos memoráveis, sempre com a paisagem desértica dramática como pano de fundo.

O circuito com 5,412 km e 15 curvas é muito exigente para máquinas e pilotos (54 passagens de caixa por volta e velocidades máximas muito próximas de 300 km/h nas quatro retas da pista). Em Lusail, 60% da volta é cumprido com o acelerador a fundo, o que pressupõe muitas manobras de ultrapassagem audaciosas, também devido às características muito abrasivas do piso, que obrigam a controlo rigoroso da degradação dos pneus, principalmente entre os hipercarros (18 de oito marcas: Alpine, BMW, Cadillac, Ferrari, Lamborghini, Peugeot, Porsche e Toyota).

Sucesso exige consistência
Esta temporada, a ação tem sido imprevisível – seis vencedores nas primeiras sete corridas, com a Ferrari da formação AF Corse e o 499P número 50 (Antonio Fuoco, Miguel Molina e Nicklas Nielsen) a imporem-se na ronda mais importante de 2024, a quarta (24 Horas de Le Mans, a 15 e 16 junho)! –, mas a chave para o sucesso na competição é a consistência e, neste capítulo, Porsche Penske Motorsport, equipa que cumpre apenas a segunda época na categoria, imbatível, principalmente com o 963 número 6 – até ao momento, tem duas vitórias (Catar, Japão), três segundos lugares (Itália, Bélgica, Brasil) e zero desistências.
E é esta combinação virtuosa de resultados que explica os 35 pontos de vantagem de Estre, Lotterer e Vanthoor no campeonato de pilotos, margem confortável, uma vez que as 8 Horas do Bahrain, aos vencedores, valem “só” 39… Os perseguidores são os campeões de Le Mans e dois pilotos da Toyota (Kamui Kobayashi e Nyck de Vries), que somam menos 37 pontos do que os comandantes do Mundial. Logo, os homens da Porsche, para assegurarem este título, precisam apenas de uma oitava posição!
“Tendo em conta a classificação, poder-se-ia pensar que isto está ganho, mas não é esse o caso”, advertiu Laurens Vanthoor. “Estamos numa situação de vantagem, indiscutivelmente, mas não estivemos muito bem no Bahrain em 2023 e sabemos que temos uma corrida emocionante pela frente”, disse oeste belga, 33 anos, que nunca venceu títulos no WEC, ao contrário dos companheiros de equipa – Lotterer campeão LMP1 em 2012, com a Audi, e Estre primeiro em GTE, em 2018-19, com a Porsche.
No campeonato de construtores, contas muito mais complicadas. A Porsche está no comando, mas tem só mais 10 pontos do que a Toyota e 17 do que a Ferrari. E a marca nipónica, considerando o currículo tanto no WEC como no Bahrain, é capaz de surpreender a adversária alemã, tanto mais que o GR010 Hybrid ganhou as três 8 Horas do Bahrain em que competiu, em 2021, 2022 e 2023, encontrando-se, por isso, imbatível no circuito de Lusail.

Valentino Rossi à prova num Hypercar
Na Taça do Mundo FIA para Equipas (Hypercar), título para a Hertz Team Jota, com o Porsche 963 número 12 (Callum Illot, Will Stevens e Norman Nato). E, por fim, na categoria LMGT3, primeira posição para a Manthey PureRxcing, com o Porsche 911 GT3 R número 92 (Klaus Bachler, Aliaksandr Malykhin e Joel Sturm). Este domingo, no Bahrain, depois da “bandeira de xadrez” WEC-2024, teste reservado a “rookies” (estreantes), com Valentino Rossi, piloto com nove títulos no MotoGP, em ação no M Hybrid V8 da BMW, marca que compete no Mundial com o Team WRT
Comments