Cadillac ganha WEC em São Paulo
- José Caetano
- há 3 dias
- 2 min de leitura
Atualizado: há 21 horas
A Cadillac, com o(s) V-Series R, conquistou a primeira e a segunda posições nas 6 Horas de São Paulo, Brasil, ronda cinco do Mundial de Resistência (WEC) de 2025, com o Hypercar #12 a impor-se ao #38! É a primeira derrota do ano para a Ferrari e a primeira vitória norte-americana na categoria em 58 anos – a anterior aconteceu em Le Mans-1967 (!), com o Ford GT540 Mk IV de Dan Gurney e A.J. Foyt. Histórico.

Alex Lynn, Will Stevens e Norman Nato, no Cadillac V-Series.R da equipa britânica Jota Sport, ganharam as 6 Horas de São Paulo, no circuito de Interlagos, no Brasil, a ronda 5 do Mundial de Resistência (WEC). É a primeira derrota em 2025 do 499P da Ferrari, o primeiro sucesso da marca no campeonato e, ainda, a primeira vitória norte-americana na disciplina em 58 anos! A anterior remontava às 24 Horas de Le Mans de 1967, com o Ford GT40 Mk IV de Dan Durney e A.J. Foyt.
A Cadillac já tinha dominado a qualificação, repetindo a exibição de Le Mans, mas poucos antecipavam que a equipa conseguisse uma dobradinha no Brasil, com os V-Series.R nas duas primeiras posições. O #38 conduzido por Earl Bamber, Jenson Button e Sébastien Bourdais, que arrancou da terceira posição da grelha, terminou atrás do #12, que iniciou a corrida da “pole”.

Inicialmente, os Cadillac ficaram atrás do Porsche 963 #5 de Julien Andlauer. que teve Michael Christensen como parceiro, mas Bamber passou para o comando da corrida durante a segunda hora da corrida e o V-Series.R #12 ganhou a posição ao #38 nas paragens nas boxes, assumindo liderança que manteve até à bandeira de xadrez. Andlauer e Christensen terminaram o pódio brasileiro, à frente de Laurens Vanthoor e Kévin Estre no 963 #6 da Porsche Penske Motorsport. E só os primeiros três classificados cumpriram 242 voltas a Interlagos nas 6 horas da corrida.
A BMW, com o M Hybrid V8 #20, terminou na quinta posição, enquanto a Peugeot, com os 9X8 #94 e #93 conseguiu o melhor resultado da temporada, com o sexto e o sétimo lugares, respetivamente. A Ferrari teve uma corrida difícil, com o 499P da AF Corse, o #83 campeão de Le Mans-2025, a terminar em oitavo, enquanto o #51 e o #50 ficaram fora do “top-10”. E a Toyota registou o pior resultado da equipa na era Hypercar, com os GR010 Hybrid em 14.º e 15.º.

Na categoria LMGT3, o Lexus RC F GT3 #87 da Akkodis ASP Team ganhou no WEC pela primeira vez, com Razvan Umbrarescu, Clemens Schmid e José María López. O Corvette Z06 GT3.R #81 da TF Sport (e do angolano Rui Andrade) foi segundo e o Aston Martin Vantage AMR GT3 Evo #10 da Racing Spirit of Léman terceiro, à frente do Porsche 911 GT3 R da equipa Iron Dames.

Para o português Bernardo Sousa, no Ford Mustang LMGT3 da Proton Competition, a corrida terminou mais cedo, com problemas técnicos a obrigarem ao abandono depois de cumpridas 169 voltas a Interlagos (o vencedor fez 216).
Comments