top of page
Logotipo | e-auto

Félix da Costa "voa" no Bahrain

Atualizado: há 16 horas

António Félix da Costa dominou a sessão de teste reservada a “rookies” em Sakhir, Bahrain, menos de 24 horas depois da corrida de 8 Horas no final da temporada de 2025 no Mundial de Resistência (WEC). Para o português, estreia positiva no Alpine A424 com que competirá na categoria de topo do campeonato (Hypercar) a partir de 2026!


ree

É o arranque da preparação de António Félix da Costa para o regresso a 100% ao WEC, programa que cumprirá em simultâneo com a participação na Fórmula E (no campeonato de monolugares elétricos, o piloto também tem equipa nova: Jaguar). O português assinou contrato válido por dois anos com a Alpine e, este domingo, em Sakhir, no Bahrain, esteve na sessão de testes para “rookies” (estreantes) organizado menos de 24 horas depois das 8 Horas que encerraram a temporada no Mundial de Resistência.

 

E, na "estreia" no Alpine, Félix da Costa, que já tinha cumprido o trabalhado de adaptação ao A424 durante experiência no Circuito Bugatti, em Le Mans, França, protagonista da volta mais rápida ao circuito com 5,412 km! Conseguiu-o durante a sessão da tarde, com 1.49,214 m (média de 178,4 km/h), período em que fez 85 voltas. De manhã, o português já tinha realizado 30, a melhor em 1.51,466 m – o mais rápido do programa matutino, o francês Frédéric Makowiecki, registou 1.49,373 m. António não compete no WEC desde 2023, se descontarmos a participação nas 24 Horas de Le Mans (junho) em LMP2, com a equipa AF Corse, mas adaptou-se rapidamente a hipercarro que o companheiro de equipa conhece bem melhor (pilotou-o durante todo o campeonato de 2025).


ree

“Regressar a este ‘paddock’ com a Alpine e num Hypercar é incrível”, disse Félix da Costa no final do programa. “Por fim, o dia chegou. Faço corridas de resistência há 10 anos e é como andar de bicicleta. Fiz duas ou três voltas e senti-me em casa na equipa e no campeonato. Tecnicamente, a minha primeira interação com a equipa foi ótima, que era o que procurava. Encontrei-a motivada e empenhada. Sabemos que temos muito trabalho pela frente para atingirmos o nível que ambicionámos e vamos consegui-lo. Estou ansioso pelo próximo ano”, reconheceu o português.


O neozelandês Nick Cassidy, adversário de António Félix da Costa na Fórmula E (o piloto assinou pela Citroën, equipa nova no Mundial de monolugares elétricos, e o português substituiu-o na Jaguar), também regressa ao WEC, com a Peugeot, e foi o segundo mais rápido do programa, a 0,162 s do “reforço” da Alpine.



Em LMGT3, o campeão da Le Mans Cup LMP3, o francês Hadrien David, superou a concorrência na categoria, no Lexus RC F LMGT3 da Akkodis ASP, com 2.01,801 m. O ex-Fórmula 1 Logan Sargeant protagonizou o quinto melhor registo do programa, a 0,916 s do mais rápido. O piloto norte-americano trabalhou com o Ford Mustang LMGT3 #77 da Proton Competition, máquina com que o piloto português Bernardo Sousa competiu este ano.

 

A 14.ª edição do WEC tem início marcado para 28 de março de 2026, com os 1812 km do Catar.

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page