Félix da Costa mais rápido no Bahrain
- José Caetano

- há 4 horas
- 2 min de leitura
António Félix da Costa dominou a sessão de teste reservada a “rookies” em Sakhir, Bahrain, menos de 24 horas depois da corrida de 8 Horas no final da temporada de 2025 no Mundial de Resistência (WEC). Para o português, estreia muito positiva no Alpine A424 com que competirá na categoria de topo do campeonato (Hypercar) a partir de 2026!

É o início da preparação de António Félix da Costa para o regresso a tempo integral ao WEC, programa que cumprirá em simultâneo com a participação na Fórmula E (no campeonato de monolugares elétricos, o piloto também tem equipa nova para a próxima temporada: Jaguar). O português tem contrato válido por dois anos com a Alpine e, este domingo, em Sakhir, no Bahrain, participou no teste para “rookies” organizado menos de 24 anos depois da corrida de 8 Horas que encerrou o ano no Mundial de Resistência.
E, na estreia no Alpine, Félix da Costa protagonista da volta mais rápida ao circuito com 5,412 km! Conseguiu-o durante a sessão da tarde, com 1.49,214 m (média de 178,4 km/h), período em que cumpriu 85 voltas. de manhã, fez 30, a mais veloz em 1.51,466 m – o mais rápido do programa matutino, o francês Frédéric Makowiecki, registou 1.49,373 m. António não compete no WEC desde 2023, se descontarmos a participação nas 24 Horas de Le Mans (junho) em LMP2, com a equipa AF Corse, mas adaptou-se rapidamente a hipercarro que o companheiro de equipa conhece bem melhor (pilotou-o durante todo o campeonato de 2025).

“Regressar a este ‘paddock’ com a Alpine e num Hypercar é incrível”, disse Félix da Costa no final do programa. “Por fim, o dia chegou. Faço corridas de resistência há 10 anos e é como andar de bicicleta. Fiz duas ou três voltas e senti-me em casa na equipa e no campeonato. Tecnicamente, a minha primeira interação com a equipa foi ótima, que era o que procurava. Encontrei-a motivada e empenhada. Sabemos que temos muito trabalho pela frente para atingirmos o nível que ambicionámos e vamos consegui-lo. Estou ansioso pelo próximo ano”, reconheceu o português.
O neozelandês Nick Cassidy, adversário de António Félix da Costa na Fórmula E (o piloto assinou pela Citroën, equipa nova no Mundial de monolugares elétricos, e o português substituiu-o na Jaguar), também regressa ao WEC, com a Peugeot, e foi o segundo mais rápido do programa, a 0,162 s do “reforço” da Alpine.
Em LMGT3, o campeão da Le Mans Cup LMP3, o francês Hadrien David, superou a concorrência na categoria, no Lexus RC F LMGT3 da Akkodis ASP, com 2.01,801 m. O ex-Fórmula 1 Logan Sargeant protagonizou o quinto melhor registo do programa, a 0,916 s do mais rápido. O piloto norte-americano trabalhou com o Ford Mustang LMGT3 #77 da Proton Competition, máquina com que o piloto português Bernardo Sousa competiu este ano.
A 14.ª edição do WEC tem início marcado para 28 de março de 2026, com os 1812 km do Catar.























Comentários