WEC decide-se no Bahrain
- José Caetano

- há 3 horas
- 2 min de leitura
A Toyota, com os GR010 Hybrid surpreendeu tudo e todos no circuito de Sakhir, na qualificação para as 8 Horas do Bahrain, corrida final da temporada 13 do Mundial de Resistência (WEC). A corrida que decide todos os campeões de 2025 realiza-se este sábado, a partir das 11h00 em Portugal Continental.

O ano passado, também no Bahrain, a Toyota Gazoo Racing comemorou o sétimo título consecutivo de construtores no Mundial de Resistência (WEC). E fê-lo horas depois de dominar a sessão de qualificação e posicionar os dois GR010 Hybrid na primeira linha da grelha de partida para a corrida de 8 Horas que marcou o final do campeonato. Em 2025, após temporada dececionante, a equipa nipónica não luta pela vitória na competição, mas repetiu a proeza no Bahrain, surpreendendo tudo e todos!
Kamui Kobayashi, no GR010 Hybrid #7, que o japonês divide com o britânico Mike Conway e o neerlandês Nyck de Vries, foi o autor da volta mais veloz da Hyperpole, com 1.46,826 m (182,4 km/h de velocidade média…), derrotando Brendon Hartley, no GR010 Hybrid #8, hipercarro que o neozelandês partilha com o suíço Sébastien Buemi e o nipónico Ryö Hirakawa. É a 18.ª “pole position” de piloto que persegue a 18.ª vitória da carreira no Mundial na corrida deste sábado. “O carro estava ótimo, a volta foi ótima e a equipa fez um trabalho ótimo. Não é segredo que tivemos uma temporada muito difícil, nem que não temos pódios este ano, mas comemorámos dezenas de êxitos com este GR010 Hybrid, que competirá pela última vez antes de o atualizarmos. Se vencesse na despedida, ótimo”, disse o piloto.

Kobayashi, para ganhar no Bahrain, precisa de derrotar o vencedor das 8 Horas no ano passado, o GR010 Hybrid #8, e não ser surpreendido pelos 9X8 da Peugeot, os outros protagonistas desta qualificação, com a terceira e a quarta posições! Entre as marcas na luta pelo título de construtores (Ferrari, Porsche e Cadillac), a norte-americana foi a mais bem posicionada, com o V-Series.R #12 do Hertz Team JOTA e o britânico Alex Lynn a rubricarem o quinto melhor registo. Os líderes do Mundial de Pilotos, Antonio Giovinazzi, Alessando Pier Guidi e James Calado, no 499P #51 da Ferrari AF Corse qualificaram-se em sétimo.
Finalmente, os campeões de 2024, Kévin Estre e Laurens Vanthoor, que têm Matt Campbell como companheiro de equipa, devido a erro de pilotagem do primeiro, francês, arrancam do fim da grelha de partida (18.ª posição), no adeus ao WEC do 963 da Porsche Penske Motorsport.
Lexus superioriza-se entre os LMGT3
Na categoria LMGT3, “pole position” para o Lexus RC F LMGT3 #78 da Akkodis ASP, com o alemão Finn Gehrsitz ao volante (2.01,661 m, 160,1 km/h). Os primeiros no campeonato, Ryan Hardwick, Richard Lietz e Riccardo Pera, no Porsche 911 GT3 R da Manthey 1st Phorm, foram apenas penúltimos na primeira fase da qualificação e não participaram sequer na Hyperpole, a exemplo do português Bernardo Sousa, 12.º, no Ford Mustang GT3 #77 da Proton Competition, máquina que partilha com os britânicos Ben Barker e Ben Tuck.






















Comentários