Ferrari campeã de resistência!
- José Caetano

- há 2 horas
- 3 min de leitura
A Ferrari, 53 anos depois de ganhar o Campeonato do Mundo de Marcas, regressa aos títulos nas corridas de resistência, com os títulos de Pilotos e Construtores na edição de 2025 do WEC! Conseguiu-o só três anos depois do regresso à disciplina e terminando com sete anos de domínio da Toyota, curiosamente a vencedora das 8 Horas do Bahrain.

A Ferrari, no campeonato mais importante da resistência automóvel, contava com 15 títulos de construtores há 53 anos. Em 1972, com nove vitórias num calendário que teve 10 corridas (a marca faltou só as 24 Horas de Le Mans, que foi ganha pela equipa Matra-Simca, com o MS670 e Henri Pescarolo e Graham Hill), conquistou o Mundial de Marcas. À época, nos “cavallinos rampantes” 312PB, estiveram pilotos tão fantásticos como Arturo Merzario, Clay Regazzoni, Jacky Icks, Ronnie Peterson ou Mario Andretti. Desde este domingo, e nesta disciplina, os italianos têm tantos títulos como a Scuderia na Fórmula 1: 16!
À terceira temporada na categoria de topo (Hypercar) do Campeonato do Mundo de Resistência (WEC), o com os 499P e o apoio da AF Corse, a Ferrari conquistou os títulos de construtores e pilotos, sucesso que “construiu” na primeira metade da época, com quatro vitórias nas primeiras quatro corridas, incluindo a terceira consecutiva nas 24 Horas de Le Mans! E, assim, interrompeu um reinado de sete anos da Toyota, que acabou a época na segunda posição, com menos 75 pontos.

A Ferrari foi tão dominante na 13.ª temporada do WEC, campeonato recuperado em 2012, que as três equipas da marca italiana, incluindo a “privada” (AF Corse), conseguiram as primeiras três posições no Mundial de Pilotos. Os campeões de 2025 são Antonio Giovinazzi, James Calado e Alessandro Pier Guidi, no 499P #51, os quartos classificados na última corrido ano, as 8 Horas do Bahrain, em Sakhir. Rober Kubica, Phil Hanson e Yifei Ye, no 499P #83, os vencedores de Le Mans em junho, acabaram na segunda posição, e Antonio Fuoco, Nicklas Nielsen e Miguel Molina, no 499P #50, conseguiram a terceira.
Vitórias da Toyota e da Lexus no Bahrain
No Bahrain, 11.ª vitória da Toyota na corrida no circuito de Sakhir, a 48.ª da marca no WEC, mas apenas a primeira em 2025. Até à corrida de hoje, a ex-campeã, não tinha pódios esta temporada, mas os GR010 Hybrid garantiram as primeiras duas posições nas 8 Horas, com o #7 (Mike Conway, Kamui Kobayashi, Nyck de Vries) à frente do #8 (Brendon Hartley, Ryö Hirakawa, Sébastien Buemi) – após 237 voltas, separaram-nos apenas 19,378 s. Na terceira posição, o 499P #50, a 26,342 s.
Na categoria LMGT3, segunda vitória do Lexus no WEC, com o RC F LMGTE #87 da Akkodis ASP Team, que derrotou o Mercedes-AMG GT3 LMGT3 Evo #61 (Iron Lynx) por 0,786 s e o Aston Martin Vantage AMR LMGT3 #27 da Heat of Racing, por 1,837 S. O Porsche 911 GT3 R LMGT3 da Manthey 1ST Phorm acabou na quarta posição, a 14,205 s, resultado suficiente para garantir os títulos tanto à equipa alemã como aos pilotos Ryan Hardwick, Richard Lietz e Riccardo Pera.

O português Bernardo Sousa, no Ford Mustang LMGT3 #77 da Proton Competition, carro que partilha com os britânicos Ben Tuck e Ben Barker, terminou a corrida na oitava posição, na categoria, a 33,781 s dos vencedores. No campeonato, 14.º no ano de estreia no WEC, com 39 pontos, e diversos desempenhos merecedores de muitos aplausos de adeptos e… rivais.


































Comentários