top of page
Logotipo | e-auto

Renault Symbioz estreia híbrido com 160 cv

Atualizado: há 11 horas

A Renault anunciou a chegada ao mercado, no Symbioz, de uma nova motorização híbrida com 160 cv. O sistema oferece mais potência com menos consumos e emissões de gases de escape reduzidos. A versão E-Tech full hybrid está disponível por encomenda e em combinação com o nível de equipamento Esprit Alpine. Preços a partir de 37.800 €.



Além do seu investimento em modelos 100% elétricos, a Renault tem também em curso uma ofensiva de híbridos, a qual tem sido bem-sucedida, com a marca francesa a recordar que já vendeu 750.000 unidades com esta tecnologia nos últimos cinco anos, compreendendo várias gamas, do Clio ao Rafale.

 

Segundo dados apresentados pela marca, ocupa atualmente o segundo lugar nas vendas de veículos híbridos (HEV) na Europa, aumentando a sua participação no “mix” de vendas em 7,8% no primeiro trimestre de 2025, em comparação com o mesmo período de 2024. Ou seja, a marca sublinha a existência de um aumento crescente por parte dos condutores europeus quanto a esta solução, direcionada àqueles que ainda não se sentem confortáveis na transição total para a eletrificação.

 

Entre as vantagens desta tecnologia E-Tech da Renault está a capacidade de circular frequentemente em modo elétrico, baixando os consumos de combustível e as emissões poluentes. Agora, chega mais uma variante, mais potente e eficiente, segundo a Renault. Prevista apenas para o Symbioz, a motorização E-Tech 1.8 “full hybrid” de 160 cv de potência, apresenta consumos a partir de 4,4 l/100 km e emissões de CO2 desde 99 g/km.



A arquitetura híbrida do novo grupo motriz combina dois motores elétricos – o “e-motor” de 49 cv (36 kW) e o “High-Voltage Starter Generator” de 20 (15 kW) – com um motor de quatro cilindros a gasolina de 1.8 litros, com 109 cv de potência e 172 Nm de binário máximo. O conjunto beneficia ainda de nova caixa de velocidades inteligente multimodo sem embraiagem (mais simples e eficaz) e de bateria de 1,4 kWh (230 V), que substitui uma anterior de 1,2 kWh. Esta bateria proporciona um aumento do tempo de condução em modo elétrico.

 

O motor de combustão de 1.8 litros foi otimizado e recorre agora à tecnologia de injeção direta, o que melhora a injeção de combustível e otimiza o processo de combustão, graças à pressão de 350 bar. O resultado é uma melhoria do desempenho do motor em todos os aspetos. Além disso, o binário máximo aumentou em 22 Nm e está disponível a rotações mais baixas – cerca das 2.000 rpm.

 

A otimização do conjunto técnico promove melhorias também na aceleração dos 0 aos 100 km/h, que é agora de 9,1 segundos em comparação com os 10,6 segundos da versão anterior. Outro benefício é o aumento da capacidade de reboque de 750 kg para 1.000 kg.



“Mild hybrid” também novo 

No entanto, o Symbioz revela outra novidade, adotando versão “mild hybrid” de 140 cv como entrada de gama. Esta variante baseia-se num motor de quatro cilindros a gasolina de 1.3 litros, sobrealimentado e de injeção direta, o qual está associado a caixa manual de seis velocidades. A parte eletrificada é garantida pelo alternador de arranque e por bateria de iões de lítio de 12 V.

 

Esta versão debita 140 cv de potência máxima e 260 Nm de binário máximo, disponível entre as 1.750 e as 3.500 rpm, com consumo combinado de combustível de 5,8 l/100 km e emissões de CO2 a partir de 132 g/km.



Preços das novidades 

As encomendas para o motor “full hybrid” estão abertas, com a Renault a afiançar que as primeiras entregas deverão ocorrer no terceiro trimestre. Esta versão terá um preço base de 37.800€ na versão exclusiva Esprit Alpine, dotada de detalhes de equipamento mais desportivos a evocar a ligação à marca Alpine.

 

Por seu turno, a versão de entrada do novo motor “mild hybrid” a gasolina de 140 cv, denominada Evolution, está disponível a partir de 29.300 euros.

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page