top of page
Logotipo | e-auto

Rovanpera na luta pelo título no WRC

Atualizado: 28 de abr.

Kalle Rovanpera, ao quarto rali de temporada com 14, conseguiu a primeira vitória na edição-2025 do WRC, e a 16.ª da carreira. Na estreia das Canárias no Mundial, o piloto finlandês de 24 anos, num Toyota GR Yaris Rally1, dominou de fio a pavio, somou o máximo de 35 pontos e relançou-se na luta por título que já ganhou em 2022 e 2023!



Kalle Rovanperä iniciou mal o campeonato de 2025, mas a vitória na quarta ronda de temporada que tem 14 ralis, reposiciona-o na luta por título mundial que tenta conquistar pela terceira vez. O campeão de 2022 e 2023, na estreia das Canárias, Espanha, no “mapa” do WRC, apresentou-se indomável e foi o mais rápido em 15 das 18 “especiais” num percurso em asfalto que teve 301,30 km ao cronómetro. E, assim, ascendeu à segunda posição no campeonato, a 43 pontos do companheiro de equipa Elfyn Evans, terceiro classificado numa prova que terminou com quatro Toyota GR Yaris Rally1 nas primeiras quatro posições – Sébastien Ogier segundo e Takamoto Katsuta quarto!



Inspirado e muito bem apoiado pelo compatriota Jonne Halttunen, Rovanpera, nas estradas rapidíssimas e sinuosas da Gran Canária, que muito poucos conheciam, imprimiu ritmo diabólico que nenhum adversário conseguiu acompanhar, por isso somando o máximo de 35 pontos, ao vencer o Super Sunday e a Power Stage. Este é apenas o segundo triunfo em asfalto, em ralis do Mundial, do piloto finlandês de 24 anos, que não ganhava no WRC desde o Chile-2024, há cerca de sete meses. O segundo classificado, Sérbastien Ogier, acabou a 53,5 s de Kalle, e o terceiro, Elfyn Evans, o galês no comando do campeonato, terminou a 23,6 s do francês que tem oito títulos mundiais no currículo.



“Incrível”, afirmou Rovanperä, entusiasmado. “Não tivemos o melhor arranque de temporada, mas recuperámos a forma. E parabéns à equipa! Os Toyota estiveram muito rápidos”, disse. A formação nipónica, no Mundial de Construtores, passou a somar mais 49 pontos do que a Hyundai, que teve passagem frustrante pelas Ilhas Canárias, com problemas nos diferenciais dos i20 N Rally1. Adrien Fourmaux foi o melhor classificado da formação sul-coreana, em quinto (o francês terminou este rali a 2.30 m do vencedor!). E os companheiros Ott Tänak e Thierry Neuville foram, respetivamente, sexto e sétimo classificados.

 

Os comandantes do WRC2, Yohan Rossel (Citroën C3 Rally2), Alejandro Cachón (Toyota GR Yaris Rally2) e Nikolay Gryazin (Skoda Fabia RS Rally2), completaram o “top-10”, enquanto o melhor piloto da M-Sport Ford e num Puma Rally1, Grégoire Munster, não conseguiu melhor do que a 11.ª posição. No calendário do Mundial, segue-se o Rali de Portugal, em terra, de 14 a 19 de maio.



Commentaires

Noté 0 étoile sur 5.
Pas encore de note

Ajouter une note
bottom of page